Já sentiu que a sua vida sexual está meio devagar e precisa de algo para voltar a ter desejo? Isso até pode parecer um motivo para se preocupar, mas nem sempre é. A falta de libido pode acontecer por diversos motivos e não há nada de errado em passar alguns momentos da vida com ela baixa (todas já estivemos nesse lugar).
Entretanto, se ela estiver afetando sua vida e relacionamento de uma forma não saudável, vale dar uma investigada.
Algumas das causas mais comuns para falta de libido feminina são:
- Estresse, ansiedade e cansaço;
- Uso de anticoncepcionais hormonais;
- Menopausa;
- Estilo de vida com alimentação desbalanceada e falta de exercício físico;
- Problemas no relacionamento
- Uso de antidepressivo;
- Amamentação;
- Traumas emocionais
Se você está aqui, é porque quer refazer as pazes com sua vida sexual. Sexo é gostoso, pode ajudar no alívio de tensões e fortalecer vínculos.
Então, vem aqui conferir essas 5 dicas para aumentar a libido!
1. Se toca, garota!
Você precisa conhecer seu corpo para identificar o que ativa seu tesão, os pontos que te estimulam e o que te leva mais facilmente ao orgasmo. Esses aspectos são essenciais para aumentar a libido.
Muitas mulheres cresceram com o conceito que sexo é tabu.
Um dos maiores (se não o número 1) desses tabus é a masturbação feminino. Não somos ensinadas nem estimuladas a ter prazer sozinhas. Entretanto, esse é um passo importante para despertarmos o nosso prazer. Por isso, se toca, garota! Não tenha vergonha de se explorar!
2. Pompoarismo para aumentar o prazer
O Pompoarismo é uma técnica que trabalha a musculatura íntima por meio de exercícios da contração dos músculos da vagina e do períneo. São muitos os benefícios de aplicar a técnica, entre eles, claro, está o aumento da libido.
Alguns dos exercícios são bem simples e os resultados são incríveis. Os exercícios de Pompoarismo ajudam para que possamos nos conhecer melhor, principalmente para ter mais prazer na hora do sexo. Os movimentos de contração e relaxamento do assoalho pélvico melhoram o desempenho sexual e estimulam o contato íntimo.
A “ginástica íntima”, como também é conhecida, é um excelente exercício para praticar quando você percebe que seu desejo sexual parece estar colapsando.
Quer saber por que? Veja os benefícios do Pompoarismo:
- auxilia na lubrificação;
- as contrações são estímulos sexuais e aumentam o prazer;
- melhora o desempenho sexual;
- fortalece todo o assoalho pélvico e a musculatura da região;
- aumenta a circulação sanguínea na região íntima e, consequentemente, a libido cresce;
- ajuda a chegar mais rápido ao orgasmo;
- Alivia cólicas;
- previne infecções urinárias e vaginismo.
3. Que tal um afrodisíaco?
Não há dúvidas que a alimentação influencia em todos os aspectos de nossas vidas — em ter mais disposição, aliviar alguns sintomas durante a TPM e muito mais.
Porém, não se esqueça que a comida também ajuda no apetite sexual, e adicionar alguns alimentos afrodisíacos colaboram naqueles períodos de falta de libido. Mesmo com opiniões opostas dizendo que não funcionam, há evidências de que eles facilitam a produção de hormônios no organismo, além de melhorar a circulação sanguínea e fazer a libido aumentar.
Os alimentos afrodisíacos contém flavonoides, magnésio, triptofano e outras substâncias que fazem seu corpo ficar mais relaxado, com aquela sensação gostosa de bem-estar — e é que a libido aumenta! Afinal de contas, tensão não ajuda no tesão, certo?
Se nem tudo está um mar de rosas e a sua libida está em baixa, o consumo de determinados alimentos incrementam a sua dieta para estimular o prazer. Quer saber algumas dicas de afrodisíacos? Confira aqui:
- chocolate: essa delícia libera serotonina e dopamina no cérebro e aumenta a sensação de bem-estar e felicidade (prefira o amargo, pois tem menos gordura e açúcares);
- Pimenta: não é à toa que a pimenta é um símbolo ligado ao prazer sexual. A pimenta contém capsaicina, que dá aquele ardor característico e é termogênico (aumenta a temperatura corporal e o sangue circula mais pelo corpo);
- chá verde: um cházinho cai muito bem nessas horas, principalmente se estimula a circulação e ainda é cheio de antioxidantes, né?;
- ginseng: se a sua libido está baixa devido ao cansaço, pode consumir ginseng sem medo e sinta os efeitos deste poderoso estimulante;
- Maca peruana: A maca peruana é um dos afrodisíacos mais potentes que existe, pois é rico em arginina e histidina, substâncias vasodilatadoras que têm efeitos nos clitóris e lábios.
4. À flor da pele: libere o hormônio do amor
A ocitocina está diretamente ligada ao ato sexual e é liberada em diferentes momentos de nossas vidas. O hormônio tem efeitos incríveis, inclusive é o responsável por aquele sentimento gostoso de intimidade e confiança.
Para se ter uma ideia, a mulher tem uma explosão de ocitocina durante o parto, o que alivia a dor e o estresse. Mas calma, não se desespere! não é preciso dar à luz para que seu corpo libera ocitocina, há outras alternativas que podem ajudar.
Gestos de amor e momentos gostosinhos com quem você ama são boas saídas. Um abraço gostoso, cafuné, massagem e carinhos estimulam a produção do hormônio e, consequentemente, ajudam na libido.
5. Lembre-se: ter um estilo de vida saudável é super importante
Somos feitas de energia, e isso depende muito do que consumimos pela boca, olhos e como usamos nossos corpos. Dito isso, pare um segundo e reflita: como você está levando a sua vida? Tem se alimentado bem? Feito exercícios físicos? Têm tirado momentos para cuidar de você e desenvolver o autoconhecimento?
Se conhecer é uma parte essencial para entender o que te dá tesão e aumenta sua libido. Se expor a conteúdos eróticos também podem ajudar. Já tentou um conto erótico? Aguce seus sentidos!
Leia, escute, toque, sinta o cheiro e resgate da memória situações que te encheram de tesão. Compre uma lingerie nova, crie um ambiente gostoso e aproveite o momento.
Todas essas dicas para aumentar a libido podem ser aplicadas por qualquer mulher, mas não deixe de fazer acompanhamento médico para identificar se está tudo bem. A escassez de prazer pode estar relacionada a problemas de saúde física ou mental.
Não se esqueça que o autoconhecimento é essencial para entender como despertar seu apetite sexual e mergulhe no prazer!