Amiga, sendo uma mulher morando no Brasil, as chances são altas que você tenha sentido bastante pressão durante a juventude quando o assunto era virgindade.
Seja para se manter “casta” e “intocada” pelo maior tempo possível ou seja pelo namorando pedindo para “liberar logo”.
Tenho uma amiga que o pai ficou SEMANAS sem olhar na cara do MARIDO dela por que depois do casamento ele tinha certeza que a filha não era mais virgem.
A verdade é que de fato a virgindade sempre foi vinculada como algo puro, não à toa no cristianismo a própria mãe de Jesus é a Virgem Maria, que deu a luz sem nunca ter sido tocada por um homem.
Em algumas culturas, como a cigana, a virgindade é considerada tão importante que tradições, como mostrar o lençol com sangue após a noite de núpcias, ainda existem. Caso não sangre, para fugir de punições severas, algumas mulheres recorrem a facas para se cortar e garantir a cor vermelha na roupa de cama. 😔
Eu fui uma vez à casa de uma amiga e tive o prazer de beber várias taças de vinho com a avó dela. Ela me confidenciou que na sua juventude era comum as amigas terem relações anais ou nas coxas com seus parceiros para permanecerem “virgens” para o casamento.
Culturalmente, é considerada virgem uma mulher que jamais experimentou uma penetração vaginal, preservando o hímen, que é a membrana presente na entrada do canal.
Agora, e se eu te contar que tudo o que você sabe sobre virgindade não passa de um mito? 🤯
Pois é, ser “virgem” não passa de uma construção social.
Cobrança física 🔐
As ginecologistas Ellen Støkken Dahl e Nina Dølvik Brochmann explicam no seu TED que o hímen está mais para o formato de uma chuquinha de cabelo que para um lacre. Ele é flexível, maleável e pode ter formas que variam de mulher para mulher. Tem gente que até nasce sem ele.
O hímen pode se romper, se manter e inclusive se regenerar após uma relação sexual.
Ainda, pode ser que o hímen se rompa sem querer durante um passeio de bicicleta, ao inserir um absorvente interno ou durante um exercício físico intenso e está tudo bem! Isso não muda realmente o corpo, não prejudica a saúde e muito menos define sua trajetória sexual.
Eu mesma por conta de todo esse tabu só fui usar meu primeiro OB depois da minha primeira penetração. 🤦♀️
A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirma que não há nenhum exame que possa provar que uma garota ou uma mulher fez sexo, e, mesmo sem eficácia científica, países como Afeganistão, Egito, Índia, Reino Unido e até aqui no BR continuam realizando os tais “testes de virgindade”. Absurdo, né?
Já parou para pensar que bizarra é a construção da cultura do hímen intacto? Mais parece uma forma do patriarcado controlar nossos corpos e mentes já que fisicamente não faz sentido algum.
Cobrança psicológica 🧠
Enquanto o homem é incentivado a “ir” com qualquer uma na primeira oportunidade (o que considero uma pressão prejudicial para eles também), nós somos pressionadas a esperar o príncipe encantado no cavalo branco aparecer do além para vivermos felizes para sempre. 🎠
Tenho um amigo que conta para quem quiser que perdeu a virgindade aos 13 anos com a amiga de uma tia 15 anos mais velha. Se a situação fosse inversa, não consigo imaginar uma amiga compartilhando a história com o mesmo orgulho.
P.S.: nossa constituição considera estupro de vulnerável manter relação sexual com individuos menores de 14 anos. Tanto menino quanto menina.
Imagina se em vez de nos incentivarem a esperar o homem perfeito nos dissessem apenas para, depois que nos sentíssemos prontas, buscarmos alguém legal que nos respeitasse e com quem nos sentíssemos confortáveis para compartilhar esse momento. Pronto… menos 200 kg nas costas. ⛓
Sonho de princesa, que essa conversa seja um diálogo que acolha relações homossexuais também.
Ainda, o quão mais fácil teria sido a nossa vida se sexualidade fosse um assunto conversado com naturalidade para tirarmos nossas dúvidas com mulheres já experientes?
Quem sabe nossas filhas, irmãs, sobrinhas não tem a sorte de crescer em um ambiente que entregue informação e empodere elas sobre seus corpos e prazeres? 🤞 Agora é sua vez de passar esse recado para frente, igual aquelas correntes nostálgicas do Orkut.
Para fechar 🥁
Em uma visão mais moderna, não se perde a virgindade apenas com meteção. Afinal, transar vai muito além disso. Anal, oral, dedos, estimulo no clitóris e outras zonas erógenas não são meros coadjuvantes ou apenas “prelimanares”. Tudo isso é sexo porque também envolvem intimidade, tesão e prazer (que delícia) 🔥.
Uma vez na minha adolescência (bons tempos, rs), uma amiga hétero (vamos chamar ela de Charlotte) comentou que ainda era virgem porque nunca tinha sido penetrada. Outra amiga, que é lésbica, (que chamaremos de Samantha) perguntou se ela já havia recebido sexo oral ou alguém já a tinha masturbado com os dedos. Charlotte concordou e Samantha ironicamente respondeu: “se perder a virgindade é transar com um pênis, então significa que vou morrer virgem”. Nunca esqueci disso e acho que essa fala dela exemplifica muito bem o papo de hoje.
Então, daqui para frente, que tal falar “iniciei minha vida sexual” em vez de “perdi minha virgindade”? Até porque, quando o assunto é rala e rola, com alguém que te quer bem, não tem nada a se perder e sim ganhar, como (muito) prazer, rs. 😏
Ouviu esse barulho? É o tabu sendo quebrado.
Até a próxima quarta!
Link do TED: The virginity fraud
Dicas para os marujos 🚣♂️
Caso esteja participando da primeira experiência sexual de alguém:
-
Vá com calma e tenha certeza que sua parceira está confortável e não pressionada para transar.
-
Fique atento a qualquer sinal de desconforto físico ou emocional.
-
Vai
com
calma!
Para
não
machucar.
-
Capriche nas preliminares;
-
Lubrificante pode ajudar a deixar o momento mais confortável.
-
E nada de explanar por aí! Não tem coisa mais brochante do que macho que sai espalhando quando transa com alguém, contando detalhes de algo que deve ser íntimo.
Seja igual o Richarlison e dê seu golaço de bicicleta
Você pode não ter sido escalada para a seleção brasileira na Copa, mas que tal marcar um golaço enviando o link de inscrição da Wave para 1 amigas?
Abrir a cabeça sobre a própria sexualidade vai fazer mais diferença na vida dela que o Brasil ganhar nas oitavas de final.
Envie pelo Whatsapp: Clique Aqui (vai abrir o app, aí é só escolher para quem quer mandar)