Setembro está quase no fim e, com ele, veio a onda do Setembro Amarelo - um lembrete precioso de que nossa mente merece cuidados especiais.
Amiga, já parou para pensar em como o nosso prazer é influenciado pela nossa saúde mental?
O que você se permitiria fazer se não fossem suas inseguranças, traumas ou estigmas? 🤷♀️
Uma amiga minha que cresceu em uma família mega religiosa me contou como para ela era difícil lidar com o seu prazer.
Ela já é casada, tem filhos mas NUNCA se sentiu confortável em se tocar ou aproveitar o sexo por achar sempre que estava fazendo algo errado.
Á medida que começou a ver mais mulheres e amigas falando abertamente sobre sexualidade e desejos, percebeu que talvez ela precisasse de ajuda para quebrar seus bloqueios.
Decidida a se reconectar com sua sexualidade, procurou ajuda profissional e na terapia ela encontrou um espaço seguro para se abrir.
A cada sessão, ela começou a desmontar aquele muro, tijolo por tijolo, e a redescobrir o prazer e a conexão consigo mesma.
Nossa mente e nossas emoções influenciam (e muito!) nos momentos a dois, a três e sozinha. Amiga, confia em mim, a cabeça e o corpo devem estar em sintonia perfeita para aquele grand finale.
No meio de toda essa conversa, me peguei pensando em uma época em que o estresse e ansiedade quase acabaram com minha vida sexual.
Eu estava com prazos apertados no trabalho, fazendo mudança e os boletos não paravam de chegar (rindo para não chorar, rs).
Um dia, enquanto estava no banho tentando relaxar, percebi que faziam semanas - ou seriam meses? - que eu não me tocava.
Minha libido estava no modo soneca, xoxa, capenga e anêmica.
Foi quando decidi que precisava mudar.
Assumi a máxima “corpo são, mente sã”, organizei minha alimentação e comecei a encarar 30 minutos de exercício diários como compromisso profissional.
Foi batata. À medida que comecei a me sentir melhor com meu corpo, minha cabeça deu um alívio e aos poucos, comecei a resgatar minha relação comigo mesma e, consequentemente, com meu prazer.
E acredite, isso não é luxo, é necessidade! 🔥
Quando se trata de prazer, a saúde mental é um ingrediente fundamental.
Dicas de ouro para cuidar da mente e do prazer 🧠
- Diálogo é MÁGICO!
Ter uma rede de apoio com quem conversar abertamente é muito importante. Pode ser um(a) parceiro(a), amigas de confiança ou uma profissional. Converse abertamente sobre seus medos, desejos e limites.
Ei, psiu! Estou aqui para isso também. 😉.
- Ligue os pontos
Emoções e prazer estão conectados. Perceba que sentimentos te bloqueiam e trabalhe isso.
Não é raro mulheres vincularem prazer aos sentimentos de culpa e vergonha.
- A terapia está em dia?
Se sentir que algo não vai bem, a terapia pode ser uma aliada poderosa. Ela pode abrir portas e fechar ciclos que você nem sabia que existiam em sua vida íntima.
Você pode procurar uma terapeuta sexual também.
- Seja paciente
- Afaste as negatividades
- Desacelere
- O passado é história 📖
- Rotina do sono
- Parece mentira, mas não é
Lembre-se, o equilíbrio mental é o que nos mantém sãs, centradas e prontas para enfrentar o mundo - e o quarto - com confiança.
Chegou a hora.
Na próxima semana, estarei de volta com mais dicas borbulhantes de prazer. 💋💦
Até lá, se cuide!