Amiga, o tema dessa semana é sobre apetite sexual, ou melhor, a falta dele.
Todas nós temos momentos em nossas vidas em que parece que a Deusa do tesão nos abandona. Não quero entrar aqui na discussão de quantas vezes na semana (ou mês) deveríamos estar (ou querer estar) transando, até porque a frequência varia de pessoa para pessoa e temos que acabar com essa pressão de que temos que querer sexo o tempo inteiro. A minha frequência ideal provavelmente é diferente da sua, que é diferente de uma terceira mulher. Cada uma no seu quadrado e sem pressão, belê?
Hoje o que quero falar é sobre quando percebemos que nosso tesão está diferente. Abaixo do nosso normal. Isso até pode parecer um motivo para se preocupar, mas nem sempre é.
Existem diversos motivos que podem fazer com que a libido suma sem aviso prévio (puff 💨) ou que ela volte com tudo. E é claro que vou contar tudinho para você, afinal, já somos confidentes!
Mas antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que libido, excitação e atração são coisas COM-PLE-TA-MEN-TE diferentes uma das outras. Vem comigo:
-
Libido: Se você acha que essa palavra tem apenas um cunho sexual, nananina não, está muito enganada. De fato, libido vem do latim e significa desejo ou anseio, mas Freud a considerava como um energia aproveitável para instintos de vida, praticamente um “tesão de viver”, que estimula nossos desejos, conhecimentos e curiosidades. Agora se o/a @ te chamar de “razão da minha libido”, saiba que tem um significado ainda mais poético por trás da palavra, ownt 🥰.
Também conhecido como a famosa letra T em maiúsculo, a libido pode ser classificada em espontânea ou responsiva.
- Espontânea: é quando surge uma sensação ou desejo de fazer sexo mesmo com pouco ou até mesmo nenhum estímulo;
- Responsiva: é ativada por algum tipo de estimulação física ou mental, como por exemplo as preliminares ou quando você vê alguma imagem, por exemplo.
-
Excitação: Já esse termo refere-se às mudanças no nosso corpo que acontecem quando o cérebro envia sinais involuntários de que é hora de fazer sexo (oba!).
- Sintomas: “faróis acesos”, o clitóris começa a enrijecer e nossa vagina a ficar lubrificada (chorei, não digo por onde).
-
Atração sexual: É quando você se sente atraída por diferentes características de uma pessoa como aparência, senso de humor, inteligência, cheiro e até o modo de falar. E por aí vai… Se um boy me faz rir eu já fico imaginando coisas… O horário me permite falar? Rs.
Mas hoje nosso foco total vai ser para a libido. Senta que lá vem história.
Eu tenho uma amiga que DE REPENTE perdeu toda a vontade de fazer o rala e rola. O namorado perguntava o que estava errado e nem ela sabia explicar. Nenhuma preliminar no mundo conseguia deixar ela molhada ou com uma vontadezinha de transar..
Se identificou? Calma que nem você e nem a minha amiga estão sozinhas nesse barco. De acordo com um levantamento do Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) da Universidade de São Paulo, 67% das mulheres sentem dificuldade para se excitar.
Essa minha amiga já estava quase aceitando abdicar todos os melhores prazeres da vida, até que um dia ela resolveu ler a bula do anticoncepcional que tomava e SURPRESA! Ironicamente, um dos efeitos colaterais da pílula era a perda de libido. Uma consulta com um ginecologista já colocou quase toda a vida sexual dela e do namorado nos trilhos.
Mas a verdade é que existem diversos motivos que podem fazer com que o nosso desejo sexual vá por água abaixo. E se você não sabe ainda, eu te conto: sexo é saúde e bem-estar físico, emocional, mental e social. A fonte disso não são vozes da minha cabeça e sim da própria Organização Mundial da Saúde (OMS).
Mas o que está sugando meu tesão?
Essa é uma daquelas perguntas que não tem uma única resposta, mas vou te mostrar algumas das possíveis razões para a libido ficar tão baixo astral. Primeiramente, é preciso entender que a nossa libido, assim como o ciclo menstrual, flutua. Ou seja, ela vai e vem, mudando de acordo com o momento de vida da mulher.
Agora que já sabemos que é SUPER normal que o nosso tesão oscile, é hora de se atentar aos possíveis “culpados” disso. Algumas das causas mais comuns para falta de libido feminina são:
- Estresse, ansiedade e cansaço;
- Uso de anticoncepcionais hormonais;
- Menopausa;
- Problemas hormonais ou distúrbios sexuais;
- Estilo de vida com alimentação desbalanceada e falta de exercício físico;
- Problemas no relacionamento;
- Uso de antidepressivo;
- Amamentação;
- Traumas emocionais;
- Excesso de álcool ou drogas.
Ok, mas e agora? Como faço para recuperar a vontade de transar?
Lógico que não tem nenhum passe de mágica para reacender as chamas do nosso desejo, muito menos uma “pílula azul” feminina ou um cartaz espalhado pelas ruas escrito “Trago seu tesão de volta em três dias”. Mas, tenho algumas dicas que podem te ajudar a sair desse sufoco! 😏
- O básico funciona: Cuide da sua alimentação e faça exercícios físicos. Além de aumentar seus níveis de energia e fôlego, esses dois itens vão ajudar na sua autoestima (que não tem nada a ver com padrão de beleza).
- Cuide da sua mente: Meditação, terapia, momentos de ócio ou para dedicar a hobbies ajudam a aliviar o estresse e colocar a cabeça no lugar.
- Se exponha ao erótico: Não só de filme pornô é feito esse mundo. Plataformas de áudios, como Dipsea, músicas, contos e livros são formas de explorar suas fantasias e acender a chama interna. Sou um exemplo vivo do poder dessa dica. Desde que começamos a nos corresponder, tenho estudado bastante sobre o tema. Tem dia que eu passo cada calorão, rs
- Se ame: Autoconhecimento é o primeiro passo para uma vida sexual fogosa e feliz. A partir da masturbação, você sabe exatamente o que te dá mais tesão e o que está proibido entre quatro paredes.
- Pompoarismo, prazer em te conhecer: A famosa técnica de exercícios para a musculatura vaginal também pode auxiliar na lubrificação, fortalecimento do assoalho pélvico, aumento da circulação sanguínea na região íntima e entre muitos outros benefícios. Só coisa boa né? Se exercite, rs
- Aceita um alimento afrodisíaco?: Existem algumas comidas afrodisíacas - que contém flavonoides, magnésio, triptofano e outras substâncias que fazem seu corpo ficar mais relaxado - que podem ser adicionadas ao seu cardápio para turbinar seu apetite sexual. Alguns exemplos são: chocolate amargo, pimenta, chá verde, maca peruana e gengibre. Já dizia Luiz Gonzaga: “Eu quero um ovo de codorna pra comer, o meu problema ele tem que resolver” 🎶
Mergulhou nessas dicas? 🌊 Lembre-se: elas não são nenhuma fórmula infalível e às vezes tem dias que não estamos afim mesmo. Não se cobre por isso.
E sim, vou imitar aqueles comerciais de medicamentos: se a falta de libido persistir, consulte um médico. Brincadeiras à parte, mas um especialista realmente vai ser seu principal aliado para descobrir o que anda deixando sua libido tristinha 💔.
Te vejo na próxima semana no mesmo horário e mesmo lugar com mais dicas encharcadas de prazer.
Dicas para os marujos 🚣♂️
- Não é não! Se sua parceira não está afim de transar quando você está, não insista. Sexo é consensual e deve ser uma vontade de ambos. Respeite a escolha dela.
- Conheça sua parceira. Se você souber de coisas que geram tesão nela, você pode usar isso a seu favor. Não é um tiro certeiro mas pode ajudar bastante. Eu por exemplo tenho uma queda quando vejo meu parceiro fazendo exercício de barra (🤷♀️) ou quando cozinha pra mim.
- Que tal uma mão, ops, ombro amigo? Se sua parceira estiver com baixa libido com frequência, ajude-a a buscar um especialista para um diagnóstico e se necessário tratamento adequado.
- Conversem : entenda o que tem passado na cabeça. Ela pode estar com algum incomodo, estresse, angustia ou só precisando que você saiba do que ela gosta ou não gosta na hora H…Esse feedback maroto vai te guiar nas próximas vezes que estiverem a sós. Quem sabe uma chama não se acenda? 🔥
Está na hora. E você já sabe do que estou falando
Faça como esse doguinho e ajude uma pessoa hoje. Envie o link de inscrição da News para 1 amiga e ajude ela a gozar mais a vida.
Envie pelo Whatsapp: Clique Aqui (vai abrir o app, aí é só escolher para quem quer mandar)