Fevereiro tem carnaval 🎶
Tava com saudade desse clima de festa e alegria, né minha filha? Mas também sei que você estava sentindo falta de mim (sou dessas, rs). Agora abra alas, porque estou passando para tornar sua quarta-feira mais colorida e cheia de purpurina, rs 🎉.
Bom, se você já está com a fantasia separada para pular carnaval nos bloquinhos, com o corpo pronto para se hidratar com muito álcool e na expectativa de tirar atraso com vapo vapo no clima de folia (ai que delícia), eu tenho um recadinho para te dar: divertir de verdade é ter prazer sem riscos.
Mas não vá pensando que isso só serve para o feriadão que tanto amamos. A minha versão da música da Pabllo Vittar é assim: eu não espero o carnaval para usar camisinha, uso todo dia, uso todo dia… 🎶
Mas por que se cuidar?
A Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo IBGE (2019) mostrou que apenas 22,8% das pessoas acima de 18 anos no Brasil afirmaram usar preservativo em todas as relações sexuais que tiveram nos 12 meses anteriores à entrevista.
Isso porque o Sistema Único de Saúde ainda distribui gratuitamente preservativos externos (masculinos) e internos (femininos) para a população…
Mas não vá pensando que usar preservativo funciona apenas para evitar uma surpresinha daqui nove meses (mesmo depois de “velha” ainda tenho medo de ter “gravidez na adolescência”).
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são transmitidas, principalmente, pela troca de fluidos durante o sexo sem camisinha.
E vale lembrar: não estamos falando só em penetração. As ISTs também podem ser contraídas no sexo oral, anal e nem nossos sex toys estão ilesos desse risco amiga. Clamídia, HIV, HPV, cancro mole, tricomoníase, hepatite, gonorreia, herpes e sífilis são apenas algumas da longa lista de ISTs que existem por aí e que precisam ser evitadas.
Para você ter uma ideia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os dias são contabilizados mais de 1 milhão de casos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) curáveis entre pessoas de 15 a 49 anos no mundo.
Só no Brasil entre 2007 e junho de 2022, foram notificados 129.473 novos casos de AIDS em mulheres. Pois é, IST não é brincadeira e sexo seguro é papo sério.
Para o nosso corpo, o buraco é ainda mais embaixo, porque em mais de 90% das vezes, o câncer no colo do útero está relacionado com a infecção por HPV (Papilomavírus Humano), que é evitável.
Então não dá para bobear viu? Camisinha é como cinto de segurança: pode ser melhor sem, mas não vale o risco. Estou de olho em você hein 👀.
Mas só a camisinha torna o sexo mais seguro?
Nananinanão. Apesar da camisinha, ou little shirt como gosto de chamar (rs), funcionar como uma barreira, evitando o contato pele a pele e com os fluidos corporais e impedindo a transmissão de vírus e bactérias na hora H, também existem outros cuidados e diquinhas para sambar na cara das infecções e continuar tendo prazer com responsabilidade:
- Esteja em dia com seus exames ginecológicos, como o papanicolau, que detecta lesões do HPV e deve ser feito anualmente por todas as mulheres a partir dos 25 anos ou que já tiveram experiências sexuais.
- Se for para transar sem camisinha, exija que seu/sua ficante fixo(a) também esteja com os testes de ISTs em dia.
-
Se acontecer de sentar no fio desencapado, existe um tratamento que pode prevenir ISTs mesmo após o sexo desprotegido.
O PEP é distribuído de graça pelo SUS
- Para cair de boca sem riscos 👄
- Se for usar um toy na festa, não se esqueça de higienizá-lo bem com água e sabão antes. Se for compartilhar com o/a crush, não se esqueça de colocar um preservativo nos sex toys.
-
Nada de abrir camisinha com dentes ou tesouras para não correr o risco de furá-la.
Para deixar o sexo ainda mais molhadinho e gostoso, use lubrificante. Ele é perfeito para dar mais conforto tanto no sexo anal quanto vaginal. Para não danificar os preservativos e diminuir os riscos de alergias, prefira os lubrificantes à base d’água.
Curtiu esse trio elétrico do sexo seguro? 😏 Agora você já tem diploma para ganhar e dar prazer à vontade e sem medo o ano inteiro.
Bora pro carnaVRAU? Hidrate-se, se beber não dirija e use protetor solar. Te espero aqui na próxima semana (provavelmente de ressaca, rs). Divirta-se e se proteja!
P.S.: Se você sofrer qualquer tipo de assédio, denuncie discando 180 e procure guardas municipais, seguranças, policiais próximos ao local. Se não houver polícia por perto, clique aqui e confira nosso vídeo sobre o que fazer para ajudar uma mulher em situação de assédio no Carnaval.
Dica para os marujos 🚣
- A camisinha é uma medida de segurança para você também. Proteja-se.
- Sabia que a retirada do preservativo sem consentimento pode se enquadrar em crime de "violação sexual mediante fraude"? 👮♀️
- Assédio não é paquera 🖐️. Não é não e tudo que é forçado e ofensivo é crime! Se ver uma mulher sendo assediada no carnaval, ajude ela a se defender. Não passe pano para boy lixo.
Música da semana
Riri, uma rainha que não pede licença para ninguém.
Ei, você aí…
Não, não estou cantando uma marchinha de carnaval e não vou te pedir dinheiro. Melhor do que isso, vim te pedir biscoito 🍪. Isso mesmo que você leu. Envie o link de inscrição da newsletter para uma amiga e, além de você me dar mais atenção e carinho, você ainda a ajuda a gozar mais da vida. Troca justa? 😉
Envie a news para uma amiga pelo Whatsapp: Clique Aqui (vai abrir o app, aí é só escolher para quem quer mandar)
Ou, copie o link: copiar
📣 Gostou da News? Tem algum feedback para a gente? Clica AQUI (é anônimo)
✨ Tem alguma sugestão de conteúdo? Clique aqui
🤳 Já está seguindo nosso insta? @waveprazer